terça-feira, 10 de abril de 2018

Espuma de frutas

Primeiro é importante dizer que para se fazer uma boa espuma é necessário ter um sifão de cozinha (foto ao lado). Esse aparelho normalmente é usado para fazer creme chantilly mas que tem uma variedade não somente para doces mas também para salgados.

Um dos precursores e também criadores da Culinaria Foam, o Famoso chef Ferran Adria do El Builli explorava muito bem essa técnica criando sabores extraordinários através de diferentes espumas.

Fiz dois testes, um de manga e o outro de morango. Ambas ficaram muito boas. Diferente de muitas receitas desse blog, dessa vez decidi criar a ideia da minha cabeça. Portanto, não sei se a técnica usada é a mais correta, mas que funcionou bem, isso funcionou.

Ingredientes
60g de açúcar
Suco de 1 limão
600g de fruta congelada
(*) Usei fruta mesmo, mas deve funcionar com polpa também
(**) Não tentei com a fruta sem estar congelada, deve funcionar
120ml a 150ml de creme de leite fresco

Retire a fruta do congelador e coloque em um liquidificador com o açúcar e o suco do limão. Bata ate formar uma especie de sorbet. Se usar a fruta congelada pode até parar por aqui e servir o Sorbet mesmo.

Acrescente o creme de leite aos poucos ate dar ponto. Ele precisa estar cremoso, mas mais para liquido, pois caso contrario não funcionará no sifão.

Passe o liquido por um coador. No sifão somente pode entrar liquido para evitar que entupa alguma saída.

Coloque o liquido no sifão e use de acordo com as especificações do aparelho.

Apesar da espuma sozinha ja ser bem interessante pode-se ainda incrementar. Eu fiz uma base de cookies, iogurte e depois a espuma por cima. É só usar a criatividade.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário