sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Pain au Levain

Qualquer pão praticamente pode ser feito com Levain. Abaixo segue uma receita de um pão básico, estilo italiano que fica muito gostoso. O único ponto de atenção é que o processo leva quase um dia, pois como o próprio nome diz, é um pão de fermentação lenta.

Existem alguns segredos para se fazer esse pão em casa, que se forem seguidos voce poderá dizer tranquilamente a seus amigos que comprou em qualquer uma das melhores padaria da sua cidade.

Entretanto, normalmente nas primeiras vezes alguma coisa pode dar errado, é super normal. Não desanime, repita o processo ate que fique perfeito.

Se voce preferir usar fermento industrial também ficará bom.

Ingredientes
200g de Levain
300l de água
500g de farinha de trigo
15g de sal

Misture os 3 ingredientes até formar uma bola que deverá ser bem grudenta. É normal, não caia na tentação de colocar mais farinha. Deixe descansar em um recipiente coberto com um pano limpo por 30 minutos.

Após esse tempo, dobre a massa levantando as bordas para o centro algumas vezes. Deixe descansar mais 30 minutos e repita a operação.

Voce devera fazer esse processo de dobra por 3 vezes a casa 30 minutos.

Depois desse periodo, coloque um pouco de farinha (bem pouco mesmo) ao redor da sua bola de massa e deixe descansar por cerca de 6 horas e não mais do que umas 8 horas.

Aqueça um forno a 250oC com uma panela tampada dentro. Obviamente precisa ser uma panela que possa ir ao forno. Se seu forno não tiver um termômetro, deixe nessa temperatura por cerca de 30 muitos.

Com muito cuidado tire a panela de dentro do forno, tira a tampa e coloque farinha no fundo. Não coloque muito. Transfira o pão do recipiente para a panela. Faça alguns (2-3) cortes em cima, tampe a panela e volte ao forno.

Tempo de forno
30 minutos a 250oC com a tampa na panela, reduza para 200oC o forno e mantenha a tampa. Deixe por mais uns 20 minutos. Tire a tampa e deixe mais uns 20 minutos.

O total de 70 minutos varia de forno a forno. As vezes o pão pode parecer torrado por fora, mas ainda esta cru por dentro. Por isso esses tempos acima dependem. Se seu forno for a gas, com o calor por baixo, procure manter o mais alto possível.

Depois de assado, tire o pão da panela e coloque sobre a grade do forno por um tempo. Deixe o forno aberto. Isso serve para que não junte humidade embaixo.

Bom Apetite !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário