terça-feira, 6 de junho de 2017

Terrine de Fois Gras

Fois Gras é o fígado do ganso e muitos têm restrições a ele pela maneira como o animal é tratado até que seja abatido. Realmente a técnica judia do animal, mas existem produtores que se preocupam com o menor sofrimento possível. Isso não acontece somente com o ganso, mas com todos os animais que são usado para o consumo humano. Deveríamos buscar sempre produtos de produtos que têm essa preocupação.

Eu particularmente adoro Fois Gras que é uma iguaria das mais sofisticadas e portanto caras da alta gastronomia. Vi essa receita de Terrine há muito tempo e vinha ensaiando fazer desde então, até que tomei coragem de comprar o produto e testar. Esse é o problema em fazer um produto caro pela primeira vez. O teste sempre pode não dar certo e o dinheiro ser jogado fora. Felizmente não foi o caso desta vez.

Ingredients
1 fois gras de 500g
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite
120g de pistache moido (pode ser em um liquidificador ou processador de alimentos. Quanto mais doido melhor).

Corte o fois gras em duas metades no sentido de comprimento e retire o nervo. É fácil de ver o nervo no momento em que o corte for feito.

Tempere com sal e pimenta a gosto.

Aqueça uma frigideira anti aderente, coloque o azeite e sele os dois pedaços de fois gras por dois minutos de cada lado. A frigideira tem que estar realmente muito quente. Como a carne é bem gordurosa a medida que for selando parte dessa gordura ira se perder. Por esse motivo que a peça tem que ser grande.

Espere amornar e coloque cada pedaço sobre sobre um filme plástico. Enrole alertando bem até formar um cilindro. Faça pequenos furos com uma faca no filme plástico para tirar o ar e leve a geladeira por cerca de 6 horas.

Retire da geladeira, desembrulhe o fois gras, passe no pistache moido, cobrindo toda superficie e enrole novamente no filme plástico. Leve a geladeira por mais 6 horas.

Tire do filme e corte em rodelas.

Eu servi com Chutney de manga (que jé coloquei a receita aqui) e uma torrada de brioche com rúcula.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário