sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

File com crosta de ervas e risoto de açafrão

Vi essa receita do file com crosta de ervas num programa de televisão e resolvi testar. Se não me engano foi no diário de Olivier num programa que falava de uma viagem a França. Resolvi testar com um risoto de açafrão italiano que é tão bom que não precisa de mais nada. Fiz numa sexta-feira somente para minha esposa e provadora oficial das minhas invenções. Ficou realmente muito bom, mas ainda preciso descobrir como fazer para a crosta "grudar" melhor na carne. Se alguém tiver alguma dica é só postar nos comentários.

Segue a receita:
1 peça de file mingon inteira e já limpa
2 ou 3 pães de forma tostados e envelhecidos ou torrada comprada pronta (eu usei a segunda opção)
Ervas da preferência. Eu usei alecrim, orégano e tomilho, todos frescos
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
Sal e pimenta a gosto

Tempere a carne com sal e pimenta a gosto e reserve.
Num liquidificador ou mixer bata os pães ou torrada com as ervas. A quantidade é a necessária para pegar gosto sem ficar muito molhada.
Bata o ovo num prato com uma colher, mergulhe o file e depois passe nessa farinha de ervas.
Numa frigideira derreta a manteiga e coloque o file para selar de todos os lados. Quando estiver selado ponha no forno a frigideira com o file a 180oC por aproximadamente 7 minutos. Depois é só cortar e servir com o risoto.

Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário